Frase do Dia:

"Você não é mal, Harry. Você é um menino bom a quem coisas ruins aconteceram." Sirius

domingo, setembro 2

Os logos da Warner e seus significados

O site Clube do Slugue acabou de fazer um post muito interessante sobre o simbolismo que tem nos logos da Warner Bros em todos os filmes de Harry Potter. Eu achei muito interessante e resolvi postar aqui. Se quiser, acompanhe com o vídeo abaixo:

Pedra Filosofal: Pureza
Nenhuma estilização do logo, a não ser pela marcante trilha. Como não houve nenhuma estilização, podemos aferir que o logo está puro, o que remete a inocência das crianças do filme.
Câmara Secreta: Anos Dourados
A própria Warner já percebeu o futuro dourado na franquia, no logo banhado em raios solares, entre as nuvens.
Prisioneiro de Azkaban: A Prisão
A partir do terceiro filme, sim, o logo começa a ganhar vida própria, assim como a franquia como o todo, que se torna mais independente do material base. A ideia do diretor Alfonso Cuarón é belíssima: o brilho do Lumus que Harry conjura em seu quarto começa a distinguir o logo da Warner. À medida que a luz aumenta, a estrutura metálica do logo corta a luz da mesma maneira que as barras de ferro de uma prisão. E o filme é sobre alguém que fugiu da prisão de Azkaban. Genial, justificando a escolha do diretor de deixar Harry fazer magia fora da escola. Assim que o logo da WB se aproxima da tela, podemos ver que sua superfície espelhada está suja, novamente remetendo a uma prisão. O título por sua vez possui letras que se balançam, o que pode ser interpretado como a busca pelo equilíbrio que se revela no final da trama, quando Harry quer inocentar Sirius, e pode também representar a inquietação dos personagens, que entram na adolescência.
Cálice de Fogo: Domínio de Voldemort
Com uma trilha sonora alta, o logo surge espelhando a pele escamosa de serpente Nagini, refletindo a atmosfera de suspense do filme e o aumento dos poderes de Voldemort, que, dessa forma, dominam até mesmo o logo da WB.
Ordem da Fênix: A Profecia
O trabalho interessante no início de Ordem da Fênix está muito mais nas nuvens do que no logo em si. Com uma coloração azulada, as nuvens não possuem formas definidas, até o aparecimento do título, momento a partir do qual elas se tornam circulares, uma referência à profecia. Até o ponto de luz atrás do título parece emanar de uma esfera azulada, que é facilmente distinguível. O logo da WB tamém não possui brilho, representando o início de uma fase difícil com o retorno de Voldemort.
Enigma do Príncipe: Luto
Desta vez, as nuvens são pretas, uma referência ao luto em razão da morte de Sirius Black, o que é evidenciado pela escolha do diretor David Yates de inclusive adicionar o grito histérico de Belatriz.
Relíquias da Morte – Parte 1: Horcruxes
Mais um logo genial. O logo se enferrujando da Warner anuncia o fim da franquia e o efeito sonoro faz com que o próprio logo funcione como uma Horcruxe, caracterizadas no filme pelo som que Harry escuta.
Relíquias da Morte – Parte 2: Lápide Sem Brilho
Muitos fãs apostaram que este logo apareceria em chamas, em referência à batalha de Hogwarts, porém, ele aparece depois de um clarão branco, em razão do Avada Kedavra. As nuvens estão calmas, e logo se transformam em uma névoa, o que dá um toque de eterenidade esernidade, que contrasta com a superfície cinzenta e triste. De todos os logos estilizados, é o menos brilhante, lembrando uma lápide. Repare que nem um relâmpago é usado para criar um contraste, como é feito com o logo de Enigma. Sua tonalidade é cinza em um fundo cinza, como se como se o seu brilho tivesse prestes a ser apagado definitivamente. Perfeito para fechar a franquia.

Um comentário:

Agradecemos o comentário!

Harry Potter Magical Wand