Frase do Dia:

"Você não é mal, Harry. Você é um menino bom a quem coisas ruins aconteceram." Sirius

quarta-feira, agosto 17

O Mundo Mágico da Leitura

Bom, como eu simplesmente amo ler (sempre estou lendo algum livro e procurando mais para comprar, porque leio tão rápido os que tenho que logo fico sem nenhum que eu não tenha decorado a história para ler), resolvi fazer um post sobre a leitura.
Já encontrei fãs de Harry Potter que continuam achando que ler é um saco, e nem se atrevem a folhear os livros de HP (querem distância de um exemplar da Ordem da Fênix), por pura implicância com livros. Meu coração chega a doer quando ouço alguém dizendo que ler é uma droga, que não serve para nada, que é uma chatice... Acho algo totalmente estúpido para se dizer. É como colar um papel com os dizeres "Sem cultura" na testa e se orgulhar disso.
Eu tento convencer essas pessoas a darem uma chance aos livros. Uma boa leitura é fantástica! Aumenta seu vocabulário, você consegue se expressar melhor, além de conhecer personagens, e alguns são tão marcantes que é como se fizessem parte de sua família. Você os conhece tanto, e já esteve tanto com eles que é como se fossem grandes amigos ou irmãos.
Lendo um livro você é o diretor. Você imagina os personagens, os lugares, a forma como cada um falou uma frase... E isso é demais! E você ainda aumenta a sua bagagem cultural. Você pode encontrar pessoas que gostam da mesma série que você e acabar virando amigo delas. Se você é fã de Harry Potter e se prende apenas aos filmes, você está perdendo muita coisa. Do quarto livro adiante os exemplares são longos mesmo, mas leia! Os filmes são muito fechados, tem cenas cortadas ou alteradas e muito menos informação! Os livros dizem muito mais! Contam mais detalhes, retratam melhor os personagens. Os livros são a obra de Jo Rowling. Eles são como ela imaginou. Para mim, é um insulto à série você gostar, mas não querer ler. Porque você não está querendo conhecer mais os personagens, os lugares, saber como Jo quis que as coisas acontecessem. Eu me orgulho do meu hábito de leitura, e tento passá-lo ao maior número de pessoas que eu puder, porque sei o quanto elas estão perdendo em se fechar para esse mundo mágico que é a leitura. Lendo você pode se tornar um (a) bruxo (a), um (a) guerreiro (a), um caçador, um lobisomem, uma princesa, um (a) paranormal, um (a) vampiro (a), você pode ser como o personagem, se sentir como ele. Então você descobre mais coisas sobre si mesmo. Os gêneros que você mais gosta definem muito sua personalidade. E você amplia sua mente quando lê. Você aprende, se diverte, se emociona, se relaciona, fica com raiva, com medo, frustrado, magoado, ler é um turbilhão de emoções, que te faz se sentir mais humano, pois você está feliz/triste/com raiva por um personagem. Nos livros você descobre vários tipos de sensações. E é aí que você descobre o que é ter humanidade. Se ler é igual a ver um filme, só que mais chato e cansativo? Minha resposta sempre será não. Ver um filme é muito bom, e os filmes sempre terão seu valor, eu amo filmes. Mas ler... Não tenho palavras para descrever. É simplesmente muito melhor e muito importante. Neste post eu não me refiro somente à Harry Potter. Tem livros fantásticos que não tem adaptações cinematográficas, e quem não lê perde a chance de se aventurar ainda mais por meio de páginas carregadas de letras, que juntas formam uma bela história. Não importa o gênero. Escolha o que prefere, e leia. Um livro nunca será substituído na minha opinião. Sei que estão surgindo livros que podem ser lidos através do computador. O próprio Pottermore será assim. Mas para mim, o gosto de sentir a página, de pegar um livro para ler, nunca se perderá. Eu consigo sentir a aura dos livros. Não sei como é isso, mas cada livro tem uma personalidade. Uma aura. É como se desse para sentir o sabor do livro, que tem muito haver com o gênero. Eu gosto disso, gosto de sentir o teor do livro, e não consigo sentir isso através do computador. Por favor gente, não se esqueçam dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o comentário!

Harry Potter Magical Wand